quarta-feira, 4 de março de 2015

Educação e as desigualdades entre gêneros


O PNUD, a ONU Mulheres Brasil e a Secretaria Nacional de Juventude - SNJ fizeram um vídeo para celebrar o mês da Mulher! O vídeo mostra a opinião de algumas mulheres em relação a igualdade de gênero. O vídeo faz parte da série ‪#‎JovensMulheresLíderes‬.


O depoimento das mulheres mostram criticas a sociedade atual, patriarcal e machista e a  necessidade de melhor educação tanto no meio familiar quanto no sistema educacional como ponto importante para a compreensão das desigualdades entre os homens e mulheres. Para as entrevistadas a mulher deve buscar sua posição política e social na sociedade e quanto mais informação e debate sobre o movimento feminismo e a luta das mulheres por mais igualdade entre gêneros, melhor será a relação entre homens e mulheres e melhor será a construção de políticas publicas destinadas a elas.
Em 2014 o Fórum Econômico Mundial (FEM) divulgou uma avaliação entre as diferenças entre homens e mulheres nas áreas de educação, saúde, economia e política entre 142 países dentre eles o brasil que ocupava a 62ª posição e que figura agora a 71ª posição.em 2014 o Brasil perdeu posição em relação.(BELCHIOR, 2014)
Segundo o levantamento, apesar de manter índices de igualdade entre homens e mulheres nas áreas de educação e saúde, as estatísticas mostraram queda na participação feminina na política e na economia. Além da queda de salários e renda pelas mulheres brasileiras, outro critério que fez o país perder posição foi a existência de comportamentos na sociedade brasileira como a construção da mulher para o âmbito privado (ser mãe e dona de casa) e não optam por buscar determinado emprego porque acham que estão abrindo mão de ter uma família. (BELCHIOR, 2014). Apesar do país desenvolver políticas públicas para as mulheres, esse comportamento feminino das brasileiras retrata o machismo e o patriarcalismo da sociedade, que são difíceis de serem descontruídos e no qual o vídeo se propôs a mostrar: A real necessidade de se  demudar valores, emponderar as mulheres e de superação de questões de gênero e o papel importante da educação tem papel importante nesse processo.
Como curiosidade, a pesquisa também mostrou que a mulher brasileira agora entra na política por interesse próprio em participar das instâncias de poder, já que antes só se interessavam quando parentes homens já estavam historicamente na política. Além disso dentre os países analisados, Ruanda ficou na 7ª colocação por possuir grande pontuação em termos de participação política e econômica. Grande parte desse emponderamento das mulheres de Ruanda não vem de políticas públicas e sim mudanças no contexto dos papéis do cidadão. (BELCHIOR, 2014)

Bibliografia:
BELCHIOR, Marcela.  Participação política das mulheres desafia igualdade de gênero na AL. Portal Vermelho. [S.l], 17 nov. 2014. Disponível em:<Bibliografia> Acesso em 04 Abr. 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário