quinta-feira, 5 de março de 2015

As "Suffragettes" e a luta pelo direito ao voto

Emmeline Pankhurst

Christabel Pankhurst
         O termo Suffragette origiou-se do termo “sufraggist” ou sufragista em português, para dar nomes as feministas que ficaram conhecidas no movimento sufragista do século XIX. O movimento começou em 1897 com a fundação do “National Union of Women's Suffrage” pela Britânica Millicent Fawcett que argumentava as mulheres tem direitos de políticos na sociedade, pois se ela são obrigadas a obedecerem leis elas também devem fazer parte do processo de criação dessas leis. Fawcett argumentava assim que as mulheres devem ter os mesmos direitos aos homens, pois mesmos os jardineiros, operários e trabalhadores poderiam votar enquanto as mulheres não detiam esse direito independente de sua riqueza. Apesar de conseguir convencer alguns membros do Parlamento, a maioria dos homens não concordaram com a britânica, dizendo que as mulheres não entenderiam o funcionamento de um parlamento e por isso não deveriam votar. (HISTORYLEARNINGSITE, 2014)
Emmeline sendo presa em Londres em 1914 ao tentar enviar uma petição ao Rei no Palácio de Burckinghan

         Assim, em 1903 Emmeline Pankhurst e suas filhas Christabel e Sylvia criaram o “Women’s Social and Political Union”, uma organização militante que buscava o direito a voto paras mulheres. Enquanto Millicent Fawcet era aversa à violência, pois dizia um protesto violento iria persuadir os homens a pensarem que as mulheres não são confiáveis, a organização de Emmeline estava preparada a usar a violência para chegar a onde queriam. (HISTORYLEARNINGSITE, 2014). 
Apesar de protestos pacíficos, um caso interessante aconteceu quando duas mulheres, uma delas sendo Christabel Pankrust, filha de Emmeline, interromperam uma reunião política dos lideres liberais Winston Churchill e Sir Edward Grey levantando uma bandeira sobre o voto para as mulheres e perguntando se ambos acreditavam que as mulheres deveriam votar. Nenhum dos políticos respondeu à pergunta e ambas foram presas. (HISTORYLEARNINGSITE, 2014). 

          O movimento sufragista e as demandas das Suffragettes pelo direito a voto mostra como essa questão foi central dentro do movimento feminino. O direito a voto foi visto tanto simbolicamente, representando o reconhecimento dos direitos das mulheres á cidadania e como também foi o meio necessário para promover reformas e mudanças na vida das mulheres. Com o início da Primeira Guerra Mundial as Suffragettes pararam a campanha para dar suporte ao governo Britânico na guerra, somente em 1918 mulheres acima de 30 anos poderiam votar, mas a igualdade só veio em Março de 1928 quando todas as mulheres conseguiram direito a voto. (WALTERS, 2005). Além do mais, os finais do XIX e durante todo o século XX o movimento feminista se desenvolve em uma rede de contatos e diálogos internacionais com a homogenização do debate acerca da igualdade entre mulheres e homens. 


Curiosidade 

A Ruby Films e outras companhias estão produzindo um filme sobre o movimento feminista. O filme chamado "Suffragette", tem como atrizes principais Meryl Streep e Helena Bonham Carter e tem previsão de estréia dia 11 de Setembro de 2015. Para mais informações sobre o filme acessse: IMDb

Bibliografia: 

WALTERS, Margaret. Feminism. A very short Introduction. New York: Oxford, 2005
The Suffragettes. HistoryLearningSite.co.uk. 2014. Disponível em:<Bibliografia> Acesso em 5 Mar. 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário