sexta-feira, 15 de maio de 2015

O discurso de Emma Watson na ONU e a questão da igualdade de gênero




Em setembro de 2002 a atriz Emma Watson fez um belíssimo discurso na ONU para promover a igual de gênero. Ela ainda esclareceu que o feminismo não é ódio aos homens  e sim a crença de que homens e mulheres devem ter direitos e oportunidades iguais.


A seguir, comentamos os principais e mais importantes aspectos do discurso de Emma que pode ser visto na integra no vídeo acima.


- Feminismo só para as mulheres?
Segundo Emma, o feminismo não é só uma luta de mulheres, é uma luta de todos inclusive uma luta dos homens, pois assim, as filhas, as irmãs e as mães desses homens se libertariam do preconceito e o filho desses homens as trataria com o respeito que merecem.


- A mesma oportunidade para homens e mulheres
Emma se sente privilegiada por sua filha não a amar menos só porque é menina, por ter não ter tido limitações e imaginar que filhos atrapalhariam seus planos. O feminismo é: "acreditar que tanto homens como mulheres devem ter direitos e oportunidades iguais. É teoria política, econômica e social da igualdade dos sexos" (WATSON, 2014)


- O direito de decidir sobre o próprio corpo
Para Emma, infelizmente não existe um país no mundo no qual as mulheres recebem o mesmo respeito que o homem. Ela afirma que é justo que se pague o mesmo salário que um homem recebe e que essas mulheres tem papel importante na vida de tanta pessoas e por isso devem decidir o que faz com o próprio corpo.


- Tomar uma postura! É preciso agir agora!
Emma convida a todos  e a comunidade internacional a fazer algo para que se reverta a situação das desigualdades de gênero. Ela pede que todos se perguntem:


"Se não for eu, quem? Se não for agora, quando? Se não fizermos dada hoje, passarão 75 anos ou talvez 100 para que uma mulher possa esperar receber o mesmo salário que um homem pelo mesmo trabalho. Mais de 15 milhões de meninas serão forçadas a se casar nos próximos 16 anos, mesmo que ainda sendo meninas" (WATSON, 2014)


Bibliografia:


CINCO ideias do discurso feminista 'viral' de Emma Watson. BBC BRASIL. 22/09/2014. Disponível em:<Bibliografia I> Acesso em: 13 Mai. 2014
Emma Watson’s speech on feminism at the United Nations is amazing. New.com.au. 22/09/2014. Disponível em:<Bibliografia II> Acesso em: 13 Mai.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário