quarta-feira, 13 de maio de 2015

CFEMEA: Centro Feminista De Estudos e Assessoria

Captura_de_Tela_2012-04-23__s_19.06.57.png
O centro feminista de estudos e assessoria foi fundado em julho de 1989, por mulheres feministas de Brasília que participaram ativamente do chamado “lobby do batom”. Esse grupo conquistou em 1988 na elaboração da nova constituição federal, importantes direitos para as mulheres. A organização não governamental assume então a partir 1989 a luta pela efetiva regulamentação dos direitos assegurados na constituição.(BARBOSA, 2004)

O CFEMEA é um dos grupos políticos feministas organizados brasileiros, com maior tempo de atividade. Nos mais de 20 anos de experiência da ONG, a organização se destacou pela criação de pontes de comunicação, entre a sociedade civil organizada e os espaços políticos formais de tomada de decisão. O centro feminista de estudos e assessoria é marcado em sua trajetória pela luta defesa da igualdade de direitos para as mulheres no Brasil, principalmente através da atuação nas casas legislativas brasileiras. Sua força politica se tornou referência para os movimentos feministas latino-americanos que desejam uma sociedade mais igualitária. O combate a essas desigualdades sociais, de gênero, raciais e étnicas é para o grupo um meio de desenvolver uma sociedade verdadeiramente democrática, justa e libertária.(BARBOSA, 2004)
Umas das principais realizações do CFEMEA é o desenvolvimento do programa institucional Direitos da Mulher na Lei e na Vida, que durante a década de 1990 incorporou uma série de programas das Nações Unidas para monitoramento de plataformas em conferências mundiais pelos direitos das mulheres. Este programa contribuiu mundialmente para a conquista de novos marcos legais, na elaboração de processos regulatórios e normativos. Também ajudou na efetivação de politicas publicas, através do monitoramento do orçamento dos países. (BARBOSA, 2004)
O grupo apesar do relativo sucesso, no âmbito normativo e legislativo, reconhece alguns desafios para serem alcançados no século XXI. O enfretamento de fundamentalismos religiosos que invadem o território corporal feminino, a ampliação e aprofundamento do processo decisório feminino para que as mulheres possam superar a ordem patriarcal, e por fim a construção de novas linguagens que possam aproximar as pessoas e permitir a efetivação dos direitos humanos de todos.(CFEMEA, 2015)


Bibliografia:


CFEMEA, Centro feminista de estudos e assessoria. Disponível em: <http://www.cfemea.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1444&Itemid=94> Acesso 11 Mai, 2015.
BARBOSA, Michelle Cristiane Lopes. Publicações feministas do CFEMEA: Analise do
Jornal Fêmea. Revista Estudos Feministas, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário